sábado, 20 de novembro de 2010

Deus olha o coração

1ªReis cap.8:22 a 23
22 E pôs-se Salomão diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as suas mãos para os céus,
23 E disse: Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti.

O Senhor nosso Deus é fiel em todo o seu proceder para com todos que o temem, e através da sua palavra nos ensina como andar na sua presença. No final do versículo 23 deste cap. Diz: ''que andam com todo o seu coração diante de ti '' E é sobre isso que vamos meditar neste estudo, pois Deus olha sempre para o nosso coração e vê se a sinceridade no que falamos em fazer para Ele.

Mateus cap. 5 ;8 DIZ: Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

O coração limpo vê sempre a Deus e anda com Ele e sempre desvia-se do mal porque em seu coração popôs andar no caminho Deus.

Temos um exemplo de Daniel cap. 1:1 a 17 olha que ensino para nós:
1 NO ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Jerusalém, e a sitiou.
2 E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.
3 E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,
4 Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
5 E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
6 E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;

7 E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.
8 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
10 E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei.
11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.
13 Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
14 E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.
15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
16 Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes.
17 Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
Daniel propôs no seu coração não se contaminar com as iguarias do rei pois seu coração era limpo diante de Deus e ele tinha comunhão com Ele que maravilhoso.

Nós as vezes comemos destes manjares que Daniel recusou e logo vemos o resultado, ficamos tristes, abalados, sem fé e até pensamos que Deus nos abandonou. O Cristão tem que se alimentar da Palavra de Deus, de tudo que esta em seu Reino e não do que esta no mundo.

Tudo que formos fazer para o nosso Deus e Pai tem que estar proposto no coração e não na nossa mente.

Davi também propôs no coração em fazer uma casa para Deus olha em 2ª Samuel cap.7:1 a 3 1 E SUCEDEU que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o SENHOR lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor,2 Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas.
3 E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o SENHOR é contigo.

Deus sempre sabe o que há no nosso coração sabe a verdadeira intenção e a de Davi era de gratidão louvor a Deus seu Senhor pois Deus não habita em casa feita por mãos humanas e seu filho Salomão na qual edificou o templo sabia disso e na sua oração declarou estas palavras a Deus em 2ª Cronicas cap 6:18 veja:Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado? Que lindo que reconhecimento da grandeza de Deus aleluia! Como anda o nosso coração?

O Salmista em Salmo cap.119:11 diz: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

Olha outro ensino para nós e simples, esconder a palavra de Deus em nosso coração, tem que ser no coração irmãos é a palavra que diz, temos que praticar para sermos bons instrumentos de Deus nosso Pai.

Olha o que o Senhor diz para Samuel em 1ª Samuel cap.16:7:Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

Bem não podemos de forma alguma trabalhar ou fazer algo para Deus de qualquer forma, pois Ele nos conhece e sabe se fazemos de coração ou por vangloria ou por fazer apenas, pois Ele tudo vê.

Veja Salmo cap.33:13 a 15 13 O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.
14 Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra.
15 Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.


Bem temos um pequeno ensino para nós, quando falamos vou adorar a Deus, esse ato tem que partir do nosso coração e não na mente pois a mente esta ligada a alma ou seja a parte carnal onde há vários desejos e pensamentos que não são de Deus.

Deus seja louvado

Wilson Elias Cirino




Nenhum comentário:

Postar um comentário