quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Novo nascimento.



Evangelho de João cap. 3: 1 a 6
1 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.


Vamos meditar nos versículos

Vs 1. E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Grupo de líderes entre os judeus ao tempo do Novo Testamento, conhecidos por sua oposição a Jesus Cristo e que não praticava a justiça. Veja Mateus 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Bem nesta passagem vemos que os fariseus não eram pessoas que buscavam a Deus.


Vs 2. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
-Nicodemos reconheceu que Deus estava com Jesus por causa das maravilhas dos sinais que Jesus operava.

Vs 3. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
-Uma realidade fiel e verdadeira, pois o reino de Deus não esta neste mundo carnal, mas sim escondido, e para acha-lo temos que ser gerado de novo, não pela carne, sangue ou vontade do homem mas por Deus em Cristo Jesus. João cap. 1:13 e isto é espiritual, sobrenatural é poder de Deus e basta apenas crer em Jesus Cristo, aceita-lo em nossa vida para então nascermos de novo e desfrutar da verdadeira vida, Jesus Cristo.


Vs 4. disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
-Nicodemos embora sendo mestre de Israel , não entendeu o que o Mestre Jesus lhe falara,( ele não conhecia o reino de Deus ) pois lhe era ministrado palavras vivas que só tem no reino de Deus, e Jesus era deste reino.( E nós hoje???)

Vs 5. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
-Para cumprir as escrituras Jesus foi até o rio Jordão onde João Batista batizava varias pessoas com água para o arrependimento e Jesus foi ali batizado, nasceu da água.

Mas logo após Jesus sair da água, veio sobre Ele o Espirito Santo, descendo como pomba, nasceu do Espírito.

 Jesus não precisava de forma alguma ser batizado, mas fez tudo para cumprir a escritura.(ref: Mateus cap.3:13 a 17) Mas depois de tudo isso Deus declara no vs. 17 de Mateus cap.3 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Aleluia!

Bem Jesus ensinava a Nicodemos e a nós hoje isso: Que Para entrar no reino de Deus, temos que estar limpos pela água viva de Deus, que hoje é o sangue de Cristo derramado na cruz pela nossa vida, que nos purifica de todo pecado cometido.

E depois de lavado vem santificação, e isto é feito pelo Espírito Santo de Deus, e logo depois veremos a voz de Deus nos dizendo:Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Aleluia! Ai estaremos aptos para entrar e morar no reino do Pai o Deus todo poderoso.

Vs 6.O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
-O que é nascido da carne tem raízes profundas neste mundo, pois é do mundo, pensa como pensa o mundo, fala como fala o mundo, canta como canta o mundo etc..

O que é nascido do Espírito, não tem raízes neste mundo pois esta somente de passagem. Sua morada é no reino de Deus e por isso não pensa como o mundo pensa, não fala como o mundo fala, não canta como o mundo canta pois foi gerado por Deus.


Wilson Elias Cirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário