domingo, 4 de agosto de 2013

O AZEITE E A LÂMPADA.



A palavra de Deus em Mateus cap.25:1 a 12 diz:
1 ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

Glorias a Deus por esta oportunidade onde vamos compartilhar de sua palavra a bíblia. Deus é puro amor, e deseja que todos nós sejamos semelhantes a Ele. Ainda que vivemos neste mundo que jaz no maligno, temos que andar como Ele Jesus andou e para isto temos que ouvir a sua voz, seguir seus conselhos, e pratica- los a cada dia, pois só se aprende praticando.
Este texto da palavra de Deus, nos traz um grande ensino por parte de Jesus, pois aqui Ele contando uma parábola, faz menção de dez virgens, onde cinco delas não levaram azeite de sobra para manterem suas lâmpadas acesas, e despreparadas na escuridão da meia-noite, e sem azeite para lâmpadas não foram conhecidas pelo esposo e não puderam entrar nas bodas.
Eu já ouvi pregações em cima deste texto, mas desejo colocar aqui neste post, o que aprendi com o Espírito Santo de Deus meu ajudador.

Temos vividos dias difíceis sobre a terra, pois a cada dia temos que em nome de Jesus vencer grandes e pequenos desafios que se levantam em nossa volta. Mas infelizmente a maioria dos cristãos na face da terra, estão despreparados como as cinco virgens loucas. Eu quero aqui ressaltar algo muito importante para nós irmãos, as cinco virgens despreparadas não entraram para bodas, para festa nupcial, porque não tinham azeite para as lâmpadas.
Agora o tremendo é que todas as dez virgens por tardar o esposo adormeceram. Veja no versículo 5: E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas a diferença é que cinco delas tinham azeite, e estavam preparadas para chegada do esposo aleluia!
A nossa comunhão com Deus através da sua palavra, faz gerar azeite continuo em nós, pois nós somos as lâmpadas nos dias de hoje, foi o Mestre Jesus quem ensinou veja em Mateus cap.5:14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; sendo assim irmãos se nós estivermos apagados em meio a escuridão deste mundo, Jesus Cristo não nos identificara com seus pois Ele é luz.

Sabemos que enquanto vivermos aqui, teremos que trabalhar, estudar, fazer varias coisas para sobreviver. Mas o tremendo é que quando temos comunhão com Ele, mesmos nos momentos que estivermos atentos em nossas funções no trabalho ou escolas, o Espírito Santo, nos mantém acesos com a porção da Santa Palavra que nos alimentamos, antes de iniciarmos nossas tarefas do dia dia, nos deixando preparados o tempo todo. A palavra de Deus irmãos é o azeite em nós, é o Espirito Santo Deus tendo o controle de nossas vidas em tempo integral, é Deus palpável em nós, é o lugar seguro.
Todo cristão sabe que Jesus esta por vir, sabe que se distanciarmos de sua palavra, as tentações vem e prevalecem sobre nós, e com isso caímos no pecado gerando a morte.

Hoje tem muitos cultos denominados como “ A busca do Espírito Santo” onde a maiorias das vezes tem como principal objetivo casa cheia. Mas de que adianta se ao sair do culto volta a viver do mesmo jeito. Querido o Espírito Santo já veio! Se quisermos encontra- lo, basta de forma sincera estudarmos todos os dias a palavra de Deus, meditar mesmo que seja em um único versículo da Santa Palavra e Ele nos dará entendimento, pois é sua missão e Ele anceia por isso.
A religiosidade tem matado a muitos, mas a simplicidade do Senhor e a sua palavra, tem ressuscitados a muitos corajosos que se rendem a Jesus Cristo de forma genuína.

Bem segundo a parábola de Jesus, as loucas não eram prudentes, certamente eram totalmente mundanas e conheciam a Deus somente nas congregações, e não se importavam com a vinda do esposo que para nós hoje é Jesus Cristo. Por isso a falta do azeite para as lâmpadas e a preocupação em pegar emprestado como se fosse possível....

Como parte final deste post digo: Examinemos hoje a palavra de Deus, pois esta escrito em 2ªTemóteo cap.3:14 a 17 assim Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Deus lhe abençoe

Wilson Elias Cirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário