sexta-feira, 11 de julho de 2014

QUEM, POIS, TIVER BENS DO MUNDO.....


Em 1ªJoão no cap.3:17 e 18 diz:
Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 18  Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.


Glorias a Deus por mais esta oportunidade. Tenho certeza que nesta hora, vamos aprender mais um pouco da palavra de Deus, pois ela nos ensina nos direcionando para vontade de Deus nosso Pai.

O capitulo três inteiro do versículo em questão é maravilhoso, pois destaca o amor de Deus por nós, e a nossa conduta se estivermos ligados Nele.
Mas hoje vamos compartilhar sobre o versículo 17 que nos diz: “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?” verdadeiramente é um texto muito forte e sem meio termo, pois se o amor do Pai estiver em nós, de forma automática e consciente vamos fazer a sua vontade.

Vivemos num mundo onde a maioria dos cristãos, procuram meios de ganharem dinheiro fácil. Alguns até se arriscam em jogos legalizados como as loterias, e outras por meios ilícitos.

Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou em Mateus cap.6:19 a 21 assim veja: 19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Jesus diz não ajunteis... Esta palavra é direcionada para todos seguidores de Jesus Cristo irmãos, e com certeza o nosso coração vai estar sempre naquilo que buscamos como prioridade.

Quando sentimos alegria em examinar a palavra de Deus, em orar, jejuar, vigiar, e principalmente em anunciar o evangelho a alguém, com certeza é porque o nosso coração está ligado no Reino dos Céus.

Mas porque desejamos tantas coisas da terra?
O apostolo Paulo ministrando em Colossos disse no cap.3: 5 a 7 de Colossenses assim veja: 5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; 6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; 7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Temos que fazer morrer a nossa natureza terrena irmãos, pois quanto mais morrermos para este mundo, logo o amor de Deus em Cristo Jesus nos aperfeiçoara a cada dia. Mas depende de nós, e de nossa escolha.

Em 1ªJoão no cap.4:7 e 8 diz: 7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.  
Que texto lindo, quem ama é nascido de Deus porque o amor é de Deus. Se você puder leia este capitulo inteiro de 1ªJoão cap. 4.

Bem analisando tudo até o momento, os filhos de Deus não devem de forma alguma viver como terrenos, se preocupando com seu futuro material, mas, viverem como filhos do Reino de Deus. Pois como pode um seguidor de Cristo ter varias casas neste mundo, e ver seu irmão com sua família humilde pagando aluguel, ter uma boa quantia em dinheiro guardado na poupança e ver uma família necessitando de dinheiro para uma consulta médica, ou para fazer compras de mantimentos para alimentação.

Bem vamos refrescar nossa memoria com o texto em questão?  Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
1ªJoão cap.3:17 a 18

Quando comecei a meditar sobre isso, me entristeci, pois sempre procurei ajudar as pessoas na parte espiritual, mas não tinha em mente esta ação divina e viva no meu coração. Mas agora com ajuda do Espírito Santo tenho praticado este mandamento de Jesus, aproveitando as oportunidades que Ele me concede de abençoar de forma material famílias carentes, seja com remédios, roupas, mantimentos, brinquedos para as crianças, fraudas, entre outras coisas do dia a dia, que é necessário numa casa.
 O Espírito Santo é nosso comandante, e Ele nos usa para fazer a obra do Pai enquanto estivermos aqui neste mundo.

Jesus disse em Mateus cap. 6:22 a 24 veja: 22  A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23  Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! 24  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Bem Jesus nasceu em Belém da Judeia, numa estrebaria, e seu berço foi uma manjedoura onde se coloca alimentos para animais ( leia Lucas cap.2), o seu nascimento testemunhava que Ele não era deste mundo aleluia!!!!  Agora sendo assim, nós também não podemos ser deste mundo, pois servimos ao Deus vivo nosso Pai.

Eu gostaria de fechar este post com alguns versículos de Timóteo cap.6 a seguir:
Versículos 6,7 e 8 : 6 Mas é grande ganho a piedade com contentamento. 7 Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. 8 Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Dependência total de Deus nosso Pai irmãos.

Versículos 9,10 e 11: 9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Aqui diz que os que querem ficar rico caem em tentação, pois o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males, e com certeza o amor de Deus não estará no coração neste cristão. Mas se somos de Deus temos que fugir destas coisas como versículo 11 amém?

Versículos 17,18 e 19 diz: 17  Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; 18  Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;
19  Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. Aqui temos um recadinho para os ricos.

Bem quer dizer que não posso ter nada? Não é bem assim!
Deus sabe de todas as nossas necessidades durante a nossa peregrinação aqui nesta terra, por isso Jesus disse: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus cap.6:33


Poderia colocar muitas palavras aqui, mas se estas poucas palavras tocaram você, examine e pratique a palavra de Deus todos os dias, pois fazendo isso verdadeiramente será aperfeiçoado em seu amor, e fara a sua vontade de forma espontânea sem apego as coisas matérias no que diz respeito em abençoar ao próximo.

Deus lhes abençoe
Wilson Elias Cirino

2 comentários: