domingo, 3 de agosto de 2014

O CONSOLADOR ESPÍRITO SANTO.


Em João cap. 14:15 a 17 diz:15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

 Glorias a Deus por mais este tempo. Como sempre digo tenho a certeza que vamos aprender mais um pouco da palavra de Deus, pois nosso amado Espírito Santo, estará nos direcionando e nos revelando a verdade da palavra de Deus buscando a nossa santificação.
Bem o texto em questão, fala sobre o consolador o Espírito Santo na qual Jesus Cristo ministrando na vida dos discípulos, lhes falava acerca do Reino dos céus. Jesus os confortava dizendo para não ficarem tristes, pois na sua chegada no Reino de Deus Ele  prepararia uma morada para cada um deles. Vejamos este dialogo no versículo 1e 2 do Cap. 14 de João: 1 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

Bem, após Jesus subir aos céus, a promessa se cumpriu e o Espírito Santo Veio. Vejamos em Atos cap.2:1 a 4: 1 E, se cumprindo  o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Bem depois disso tudo mudou na vida dos discípulos. Eu encorajo você a ler todo o capitulo 2 de Atos dos Apóstolos na Bíblia, pois você vera a mudança espiritual na vida dos discípulos direcionada pelo Espírito Santo de Deus.

Deus nosso Pai, fez uma obra maravilhosa criando o nosso planeta e a humanidade. Vemos aqui o Criador.
Depois os povos cresceram e se desviaram dos seus caminhos e pecaram. E o Pai enviou seu filho Jesus Cristo para morrer por nós na cruz e Jesus passou a ser nosso Salvador.
Jesus cumpriu sua missão e nos salvou da morte eterna bastando apenas crer Nele. Mas antes de partir prometeu o Espírito Santo, o outro ajudador para ficar conosco e nos guiar. A promessa se cumpriu e o Espírito Santo veio. Depois passou a cumprir sua missão e habitou nos que creram. Temos aqui o Ajudador.

Olhando hoje para igreja de Cristo, vemos uma igreja perdida, sem a direção do ajudador o Espírito Santo. Mas tal fato ocorre por não examinar a palavra de Deus, e não conhecer o Espírito santo e nem se esforçar para isso.
O Espírito Santo ensina os Filhos de Deus a Santa Palavra, ensina- os a orar, usa- os para evangelizar, e os conduz na direção do Reino celestial. 
Também tem a missão diária de convencer a todos os pecadores do seu erro onde quase sempre muitos escolhem viverem pecando.

A bíblia em Romanos cap.8:14 nos diz assim veja:
14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. O Espírito Santo Guia os Filhos de Deus sempre para perto do Pai, ocupando sua mente e seu coração com as coisas do Reino dos Céus.

Mas muitos cristãos estão sendo guiados pelos desejos da sua carne,  se afastam cada vez mais da verdade, e de tanto buscarem e administrarem coisas terrenas, já estão criando raízes aqui neste mundo que jaz no maligno.
A palavra diz assim em Romanos cap.8:8 e 9 veja:
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele. Uma palavra forte e sem meio termo irmãos!
Agora imagina como ficou os irmãos de Roma ao receberem esta mensagem do Apostolo Paulo “se é que o Espírito de Deus habita em vós.” Com certeza quem deu ouvido a voz do Espírito Santo na boca de Paulo se arrependeu, mas quem não deu se irou no coração e agiu na carne por não ter a ação de comando do Espírito Santo em sua vida.

 A palavra de Deus em 1ª Coríntios no cap.3:16 e 17 diz:
16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 
O espirito mundano tem entrado na vida de muitos cristãos e principalmente naqueles que são lideres, pois deixando a doutrina de Cristo, seguem seus próprios entendimentos buscando glorias, honrarias, e também ensinam esta doutrina mundana a igreja, pois somente isto há em seus corações. 
Em Lucas cap.6:43 a 45 diz:
43 Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. 44 Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.  Tudo que há no coração fala a boca irmãos e isso é fato.

Em 2ª Pedro cap.2:1 a 3 diz: 1  E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. 3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Farão negócios de vós, será blasfemado o caminho da verdade, palavras fingidas, falsos profetas , falsos doutores, negarão o Senhor que os resgatou.
Olha só quantas informações meus irmãos vamos abrir os olhos??

Bem o principal objetivo desta mensagem, é lembrar que o Espírito Santo é a promessa de Jesus Cristo, o outro que viria para nos ajudar, ensinar, guiar após Jesus Cristo.
Sem Ele não somos nada, mas com Ele somos Filhos do Deus vivo. 

Convide hoje mesmo o Espírito Santo para ser seu guia, procure ser intimo Dele, confie Nele sempre, esteja sensível para ouvir sua voz e veras como é maravilhoso ser guiado por Ele de forma simples é poderosa.

Para encerrar deixo este versículo veja:
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Efésios cap.4:30



 Deus lhes abençoe
 Wilson Elias Cirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário